terça-feira, novembro 22, 2011

Ser adulta

"Para bem entender, meia palavra não é de bosta nenhuma"
(Paulo Leminski)

Ir, ficar, rodar, parar. Minha mente vagava entre indas e vindas de onde nada fazia tanto sentido. Essa irrealidade que me fazia estagnar. 

"É... então... não sei" - Porque eu não sabia mesmo. E modéstia à parte, sou uma mulher de muitas palavras. Muitas letras. Até demais. Gosto do jeito que elas não me fogem nunca, como são excessivas, ostensivas, como são minhas, só minhas. E naquele momento eu estava sem palavras. 

Este, em específico, é para você. Os outros não eram, e sinto se você pensou isso. Esse é para você, que vai reconhecer nas minhas letras uma história contada. E minhas desculpas austeras para quem não consegue entender meia palavra do que eu digo. Ainda estou tentando entender a cronologia disso tudo. 

Antes de tudo: sou agridoce. Sem explicações necessárias, mas o difícil é conhecer a parte doce. Não são todos que tem o paladar apurado e não é sempre que você consegue alcançar. Às vezes me mantenho azeda, outras amarga. Mas em minhas regras sou inflexível: uma vez perdida a parte doce, nunca mais retomada. Então lida com o amargo. Ou então deixa pra lá. 

Passei o ano superestimando essa tristeza sem fim. Foi um ano bom. Descobri o que eu sou sozinha: aprendi a andar na rua, a ganhar dinheiro. Ouvi musica ruim, musica boa. Fiz amigos. Descobri todos os meus limites. Me ferrei tanto que sou outra pessoa. A mesma eu, muito mais sábia. E você, acima de tudo, não pode me tirar isso. Não pode cobrar que eu retroceda, que eu volte a ser a boneca pré-fabricada de mim mesma. Sou paradoxa e inconstante e sou feliz assim. 

Vai soar desculpa, vai te deixar com raiva, mas eu estou apaixonada por outra pessoa: por mim. E não tem espaço pra outro amor que não seja esse. Você tem que entender que quando eu disse que desisti, eu desisti mesmo. Não por uma hora, não por um ano, mas desisti de tentar me recolher toda vez que você me quebrasse, então eu simplesmente escolhi o caminho mais fácil: não deixar que você me quebre mais. "O caminho mais fácil nem sempre é melhor que o da dor".  Tenha isso em mente. Foram muitas noites perdidas e tristes pr'eu chegar à essa conclusão. Eu segui com a minha vida porque eu cansei dessa estagnação. Eu só saí em déficit. Agora eu cresci. 

Desculpa.